segunda-feira, dezembro 11, 2006

Vento do Espírito ou vento de doutrinas?

O Ap. paulo já anunciava em sua época os riscos provenientes dos ventos de doutrinas que acabam por dividir o povo de Deus, que deveria estar unido em um só vinculo. Aliás a unidade do Espírito não é de origem humana, mas divina, cabe-nos preservá-la (Ef4:3). Este trecho refuta todo o entendimento a cerca de se colocar o uma visão como sendo uma "ferramenta" que traz unidade para o Corpo.
Infelizmente nossa época é marcada pelo utilitarismo e pela busca das coisas que funcionam. Aliás, tenho visto que a pergunta primeira de muitos líderes é "isso funciona?" em vez de "isto é bíblico?". Isto é importante, pois o funcional deve ser referenciado por um padrão de verdade superior aos interesses pessoais e momentâneamente visíveis. Vou trazer a nossa conversa um KAMARADA no qual eu admiro muito pela sua coerência, o Pr. Irland Pereira de Azevedo (Relator da CBB - Convenção batista barasileira), que nos agracia com a suas sábias palavras quando a CBB emitiu um parecer em relação ao G12, com a palavra, Pr. Irland: "Exortamos pastores e igrejas a cumprirem o que ordena Paulo aos Tessalonicensses:

'Examinai tudo, retendo o bem';

mas nunca venham a adotar e apregoar, como definitivo e de valor absoluto, qualquer método, modelo ou programa de igreja que eventualmente tenha produzido frutos noutras culturas e outros lugares. Cada método ou modelo deve ser confrontado com os princípios bíblicos e, se passar por esse crivo, deve ser ajustado à realidade de cada igreja. Recomendamos que o G12, como qualquer modelo de igreja em células ou grupos nos lares, deve ser rejeitado quanto à sua pretensão de revelação final de Deus para a Igreja (note que esta Igreja possui o "I" maiúsculo) hoje; mas pode ser aproveitado, em princípio, naquilo em que não conflitar com as Escrituras e a teologia e esclesiologia que delas decorrem e nós adotamos como povo cristão, evangélico e batista." (...)
No Brasil existem ramos do neopentecostalismo que, na ânsia de se buscar o sagrado de forma diferenciada e/ou de atrair uma multidão de fiéis, tentam dialogar tanto com o cristianismo histórico (Catolicismo-romano, protestantismo) como com o misticismo e esoterismo(Nova Era, Religiões afro-brasileiras). Além disso, esses ramos têm um forte discurso proselitista, quase manipulador, que atrai os sedentos por novidades místicas, o que se explica o seu crescimento notável e seu avanço em todos os segmentos de nossa sociedade.
Deve-se ter uma postura compatível com a postura de um Cristão, assim sendo, devemos compreender que se o inimigo viesse dizendo que veio mesmo era para roubar, matar e destruir, não precisaríamos de ter cuidado quanto a esperteza do inimigo, isso ficaria tão explícito que não haveria necessidade de ficarmos atentos. Da mesma forma, homens munidos de uma premissa duvidosa, criam doutrinas a todo instante. E se não fosse necessário nos preocuparmos quanto a isso, Paulo não nos teria alertado quanto a falsos profetas e a doutrinas de homens, a saber:

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo."

"O Espírito de Deus diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios" (I Timóteo 4:1)

... e mais alguns dizerem quanto ao final dos tempos:

(Mateus 24:24) Falsos profetas ...
(Mateus 24:12) Amor se esfriará e falsos profetas ...
(Lucas 18:8) A fé se acabará ...
(Efésios 4:14) Doutrinas de homens...

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem. Mateus 15:9
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:9
mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Marcos 7:7
Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Marcos 7:7
(as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Colossenses 2:22
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; Colossenses 2:22
Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 1 Timóteo 4:1
MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1
Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam. Hebreus 13:9
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Hebreus 13:9