terça-feira, julho 04, 2006

Falsas Promessas

Temos motivos de sobra para nos sentirmos especiais: "Somos comprado por um alto preço!"; "Somos justificados por Cristo!"; "Somos Co-herdeiro com Cristo!"; "...Somos feitos um pouco menor do que os anjos, mas de glória tem nos coroado!"... são apenas alguns dos vários motivos para nos sentirmos especiais. Praticamente como um ser indestrutível! Que dispensa qualquer outra forma de explicação que não seja a de ser praticamente um semi-deus!
Pessoas mudam com o tempo. Planos podem mudar com o passar dos anos... mas ainda sim, os planos Deus não mudam.Há quem diga que a Bíblia não pode ser a Palavra de Deus. Há quem levante questionamentos a respeito da inerrância das Escrituras... e há tambem, quem se aproveite das circunstâncias para apenas satisfazer a sua vontade insana.
De Gêneses até o livro de Apocalipse, existem milhares de promessas. Promessas que já se cumpriram e que irão se cumprir ainda em nossos dias ou não. Tornando-se ainda mais fácil para quem almeja satisfazer os seus intentos, usando a Palavra de Deus como instrumento, para fins que não sejam os de Deus. Pulpitos viraram bancas para se vender a melhor promessa que Deus tem a nos oferecer. De qualquer forma, me sinto como em uma loja daquelas de "R$1,99", que todos entram e saem com algum suvenir "barato" e do seu agrado. Com o pretesto de conseguir cada vez mais membros, comunidades tem banalizado o que era para ser conduzido seriamente. Seria mais ou menos assim: "_Escolham nas escrituras as promessas que te agradam... agora tome posse do que está escrito!! Descarte aquelas que dão mais trabalho... ou se a oferta for grande, eu posso interceder em seu favor e conseguir perante Deus esta promessa!!" (...)
Esquecemos que temos uma vida traçada por Deus! Esquecemos que somos servos de Deus! Não somos sócios de Deus! Muito menos membros de uma fraternidade democrática. Cremos em Jesus como Redentor, o que nos trouxe redenção dos nossos pecados, e declaramos isto!! Temos Jesus como Senhor, que é dono das nossas ações, e declaramos isso também... Mas não paramos para entender o que acarreta ser "Cristo sendo o nosso Senhor"! Senhor quer dizer, em uma tradução mais direta possível, dono. Simplesmente dono! Esquecer disto é agir como crianças mimadas perante um pai que não vai abrir mão do Seu plano inicial apenas para satisfazer a vontade de se ter.
O que Deus nos deixou revelado é que se vivemos em Cristo, logo morremos para o mundo! Isto é, apesar de estarmos na terra, estamos apenas de passagem. "Aquele que ganhar a sua vida aqui na terra, ele a perderá"... Não vivemos na espectação de sermos glorificados aqui neste mundo por dinheiro ou benção alguma. Antes, o que nos motiva deveria ser o amor em Jesus. O que nos une deveria ser a esperança de que um dia estaremos junto ao Rei. O que nos fortalece deveria ser a fé nos feitos do passado.
Devemos ter cuidado com os ensinos de homens que tem tido mais força do que os ensinos de Deus. Temos que observar que, embora a Palavra de Deus seja uma só, existem vários métodos de se interpretar o que foi escrito. Métodos que são facilmente questionado se for observado com o devido cuidado. Vale a pena pagar um preço de estudo para se obter uma doutrina mais pura possível em nossas comunidades. "Conhecer... e prosseguir em conhecer"! É este o projeto de Deus para nós! O que liberta não é ficar 8, 10, 12, 20 horas orando todos os dias... não é fazer jejum de 7 dias todos os mêses apenas com pão e água... o que nos liberta é o conhecer da Verdade!!! "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará..."Como que alguem poderá ser livre se não conhecer a Verdade? Como alguem poderá conhecer a Verdade se não há quem busque este conhecimento? Como alguem buscará o Conhecimento se não estudar?
Não turve o seu coração para estas simples palavras que eu vos escrevo. A vida é um aprendizado que terá o seu fim. O que nós conhecemos hoje é apenas em parte, pois chegará um dia em que haveremos de conhecer como na verdade é! Então, a busca pelo conhecimento deve ser sempre direcionado ao entendimento de Jesus Cristo por intermédio de Sua Revelação... pois o conhecimento terá fim somente nele!!!
Tornemo-nos seguidores de Jesus Cristo, não seguidores de homens que substituem o evangelho por algo lucrativo. Não permita que a Igreja de Cristo se torne uma empresa com extensão "LTDA" ou "S/A". Aprenda a distinguir a Verdade por meio do estudo da Palavra com o auxílio do Espírito Santo de Deus. Lembre-se que o véu do templo se rasgou, existe apenas um Sumo-Sacerdote que é Jesus. Somos todos sacerdotes em Cristo Jesus e compartilhamos da mesma fonte de sabedoria e do mesmo Espírito... que é quem tras a luz para a escuridão, que é os nossos pensamentos torpes sem Jesus.
Enfim, não vos alerto para que se faça uma rebelião em suas comunidades. Nem que comece a questionar os seus líderes como em um duelo de bate-boca. Mas, vos admoesto para que orem em prol da liderança eclesiástica em nível mundial. Para que o Evangelho de Jesus Cristo possa ser pregado da forma como Jesus mandou, não da forma como alguns homens acham que deve ser pregado.
Fernando Henrique Liduário Maximiano

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em genêro, número e grau.
Peço à Deus q abra os olhos espirituais das pessoas, pra q tenham discernimento e não "caiam" nas promessas "de R$ 1.99" rsrs.

"Deus escolheu as coisas loucas do mundo pra confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo pra confundir as fortes." (I Co 1.27).Acho q esse versículo resume um pouquinho do "autor" desse texto, pois suas opiniões parecem loucas, mas têm mt sabedoria...

Anônimo disse...

Olha, vc escreve bem...rsrs.

Devemos mesmo ser críticos, crentes racionais e não emocionais somente ou alienados simplesmente.
Questionar tudo com sabedoria e pedir discernimento, e orarmos, inclusive, pelas desastrosas pregações que hoje existem por aí de doutrinas vãs e equivocadas. Como um pastor amigo nosso pregou semana passada, o evangelho de submissão e arrependimento em Cristo tem sido substituído pela barganha, o ir à igreja somente para receber bênção e pregações dizendo que o crente tem que repreender as doenças, a falta de prosperidade, pq isso não é de Deus, "vá pra igreja que vc vai ser rico, tudo dará certo e doenças não terá", não que Jesus não possa nos dar todas essas coisas, pode, pois Ele dá com bondade e muito além do que pedimos ou pensamos, mas esqueceram-se de pregar a cruz...ainda existe esta cruz, o arrependimento, a submissão, o "dar", a "Entrega" da nossa vida, pois para Ele são todas as coisas e devemos ser sacrifício vivo santo e agradável a Deus a fim de que saibamos qual Sua perfeita boa e agradável vontade pras nossas vidas (Rm. 12:1-2).
É isso aí!
Deus nos abençoe.

Anônimo disse...

Concordo plenamente....sabe eu tb tô meio cheia deste evangenho de receber, receber, receber...e nunca dar nada!!!Poxa atitude mais válida do mundo, foi uma atitude de doação, que nós recebemos como um presente enviado mesmo sem merecermos. E o pessoal só tá interessado em receber, pedir, determinar...nós fomos criados para glorificar e adorar o Pai...não para faze-lo de shoppíng** Certo que Ele dará o que for da sua vontande...E Fernando não acho você louco não...poisconsigo enxergar mais além nos seus textos...então estamos todos loucos GRAÇAS A DEUS...