terça-feira, abril 06, 2010

Tenho mesmo que decidir agora?

Por Nando Max

Uma ajuda aos que ainda não sabem o que vão fazer da vida

Ser médico? Mas meu pai quer que eu seja engenheiro...
Ser artista é mesmo coisa de viado e de atoa? Pelo menos é o que ouvir falar...
Onde tem carniça terá sempre urubus e advogados? (...)
Tem vestibular para Assistente Social? (...)
Se eu fizer Geografia, vão me convencer de que o Acre existe mesmo?
(...)

Bom, esta é uma tentativa de facilitar a vida dos jovens que ainda não sabem o que querem da vida. Após rodar e rodar e rodar, cheguei à conclusão de que existem três tipos de pessoas: aquelas que sabem o que quer; aquelas que têm dúvidas; aquelas que estão perdidas. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Talvez você não se encontre por entre essas palavras. E esse foi o motivo principal da criação deste texto. Caso fosse minha intenção discorrer sobre todas as situações possíveis [ou quase todas], este texto contaria com páginas aos milhares. Sendo assim, após ter uma noção da sua situação, seria interessante se você pudesse compartilhar conosco. Não tenha receio, pois, este é um lugar de crescimento mútuo. Divirtam-se!



Aquelas que estão perdidas [Sinceramente, não sei o que quero!]

Nasci em berço esplêndido e tenho nos meus pais o meu porto seguro. Não temo seguir em frente, pois, fui criado para andar sempre olhando acima dos ombros alheios. A vida será sempre assim. Basta eu conseguir uma brecha para que as coisas possam acontecer. (...)

Muito bem, alguns podem ter se familiarizado com a pessoa acima. Aos que não, relaxem e apreciem o momento, pois, não se trata de você, ainda. Algumas dicas de como agir antes que seja tarde demais:

••Pare de agir como se o amanhã fosse algo distante. Quando menos esperar você estará barbudo, vestindo trapos e coçando a virilha com o microfone do seu computador. E o pior, você viverá com uma vergonha mesada dos seus pais.

••Seus pais não são eternos. Chega uma hora que a terra reclama o seu direito de tê-los em campos verdejantes. Não tem como burlar esta lei da natureza. E quando isso acontecer, você estará pronto para assumir as rédeas de sua vida? Seja sincero, pois, não tem como mentir para vc mesmo.

••Fazer aquele curso de Inglês não é nenhum castigo! Seu pai não acha legal gastar uma fortuna com um filho birrento apenas para castigá-lo. O curso profissionalizante também não é nenhum castigo. Estão todos empenhados em garantir-lhe o melhor futuro possível. Lembre-se do sábio ditado: "quem quer rir tem que fazer rir" (by Tropa de Elite).

••Escute seus pais. Ficar 12 horas ininterruptas de frente ao computador não lhe fará bem. Você não ficará rico esperando aquele convite da Microsoft. Você não conhecerá aquele homem maravilhoso e cheio da grana que vai te dar uma vida de prazeres intensos. Você também não vai conseguir passar na escola achando que seu raciocínio é acima da média, e que, por isso, sabendo regra de três você passará inclusive em geografia.

Antes que eu me esqueça, irei repassar um grande conhecimento de minha amada avó. Mas quero que vocês me prometam que vão meditar durante horas e horas em cima desta máxima tântrica que deveria ser ensinada nas igrejas e escolas de todo o mundo: "faça a sua independência!" . Nada melhor do que ser independente... minha avó estava certa. E eu estive equivocado boa parte de minha vida.

Seguindo essas dicas, você estará apto a decidir o que quer da vida. Se ainda não estiver, não tem problema. Este foi apenas uma etapa. Outras mais serão necessárias. E mais, lembre-se, se errar, volte e tente novamente. Isso não é vergonha, isso se chama perseverança! Afinal, pelo menos agora você não está mais vivendo debaixo das asas da mamãe, não é?




Aquelas que sabem o que quer [Isso aí mesmo, nasci para a coisa!]

Se você encontra-se nesta parte, sugiro que você esteja se sentindo um pouco superior aos demais. Acertei? Pois bem, alguns amigos, estavam certos do que queriam, assim como você . Eu, ao contrário deles, estava sempre com aquele ar de inveja por não ter descoberto cedo o que eu iria fazer pelo resto da vida. Afinal, o resto da vida é vida demais! Muita coisa iria acontecer. E aconteceu! Vejamos uma delas:

Em um dia chuvoso - daqueles bem cinzentos -, estava redigindo um texto para ser entregue ao jornal A Janela do Ser. Quando de repente, recebi uma ligação da redação dizendo que este seria o meu último trabalho no jornal porque o meu contrato seria interrompido por culpa de um novo Chefe de Redação.

– Tudo bem! Se não me querem, eu vou-me embora! – pensei.

Após fazer aquele texto caprichado e rico em detalhes – que é para deixar claro o que eles estavam perdendo –, fui à sala do novo chefe para ver quem era o gênio por trás desta ação. Se eu tivesse me preparado, ainda sim não teria passado nem perto de adivinhar a grande surpresa que seria.

Bati a porta, pedi para entrar e fui atendido. Apresentei-me e após alguns instantes, ele me reconheceu e logo me veio à memória o fatídico dia em que ouvi que ele já sabia que seria médico.

– Era aquele amigo de infância que jurava que seria médico!
– PORRA! Se o filha da puta tivesse seguido sua vocação, de quando era criança, eu ainda teria emprego, cacete!

Para vocês que já sabem o que querem, peço encarecidamente, que tenham realmente a certeza do que vão ser quando crescer ou então que diga que tem dúvidas aos seus amiguinhos. Assim aqueles que não sabem o que querem não vão se sentir constrangidos, naquele momento, e nem irão sofrer duas vezes quando você demiti-lo no futuro. [Maldito seja!]

Estamos combinados?




Aquelas que têm dúvidas [Não tenho certeza, prefiro esperar mais um pouco.]

Muito bem! Se você está neste ponto, posso dizer com toda convicção de que você é o mais sensato. Entretanto, os seus problemas só estão no começo.

Você pode ter vindo de berço de ouro. Pode, até mesmo, ter tido uma vida sofrida. Mas nada te preparou para este momento. Você não pode se dar ao luxo de errar e nem tampouco aceitaria ter de fazer algo apenas por fazer. Decidir o futuro da sua vida assim de supetão não é algo fácil de fazer. Mas se for parar para pensar, não é tão alarmante assim. Pelo menos não teria de ser. Aos 16 anos você já está ciente de tudo a sua volta. Já pode até votar e, assim, decidir o futuro de uma nação. Por que não decidir o seu próprio futuro?

Bom, sabemos que a vida não é fácil para ninguém. Então, o melhor a se fazer é otimizar uma situação. Otimizar é tornar algo ótimo, obviamente.

Primeiro passo: conheça seus talentos natos.

Será que você fica fascinado com tudo o que se passa na National Geographic Channel?

Talvez você leve jeito para Biologia, Física ou Química. Talvez, a História seja sua alegria.

Será que a Globo News é mais atraente?

Já se viu como Jornalista? Afinal, pode ser que o mundo da Economia não seja tão complexo assim.

Você é sempre procurado por seus amigos quando eles têm problemas?

Freud pode não explicar, mas pelo menos ele te entende. A filosofia, Sociologia, Psicologia e todas as outras “logias”, além da Psicanálise, talvez te faça ter júbilos de alegria.

Consegue falar o nome da menina que você odeia arrotando?

Teatro Circense também é trabalho.

Fica puto quando retiram aquele vira-lata sarnento da porta do açougue a pontapés?

Pode ser que você leve jeito para ser Veterinário.

Acha que o mundo é uma consequência de muitos acasos?

Prepare seu estômago para o fantástico mundo da Astrofísica.

Consegue sentir algo vindo do além?

Nada como ser sincero e procurar respostas sendo um Teólogo.

(...)

Enfim, perguntas simples que vão te dar uma dica para aquilo que você leva jeito. Comece perguntando a você mesmo sobre o que te motiva. As respostas não lhe trarão uma noção concreto-completa do que você quer fazer, apenas um mote aonde você construirá as bases para seu futuro o quanto antes possível.



Segundo passo: o que dá para fazer.

Se eu me vejo como médico, mas não posso pagar aquela mensalidade salgada da faculdade, eu não devo parar no tempo por conta disso. Ter de escolher caminhos alternativos para alcançar o meu sonho não é algo incomum, pelo contrário. Posso pagar o curso de enfermagem e ir trabalhando para juntar aquela grana. O bom é que terei mais bagagem do que aqueles meros profissionais da saúde. A grande maioria das pessoas encontraram dificuldades e tiveram de optar pelo caminho alternativo. Você não é o azarado, mas o azarão. Aquele que virá pela esquerda e ganhará a corrida. Lembre-se disso.



Terceiro passo: voltar atrás não é a mesma coisa que jogar a toalha.

Seguir alguns passos e após alguns quilômetros descobrir que andou na pista errada não é demérito para ninguém. Sinta-se orgulhoso por fazer parte de um seleto grupo de pessoas que têm coragem para recomeçar. Quando se vê nesta situação, pare, medite no primeiro passo e comece tudo novamente.

.

Nenhum comentário: