quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Maria da Penha X Mário da Penha

Estava vendo o caso do homem que matou a sua ex esposa e pensei aqui com meus botões. O cara matou e deve pagar! Grandessíssimo filha da puta! Aliás, ele que é o puto, não sua mãe. Mas agora, depois de morta, transformar a mulher morta em santa? Não sei, mas algo me diz que ela deve ter provocado bastante também. Uma pequena, grande, observação: quero deixar claro que não estou justificando a morte desta mulher. Pelo contrário, eu repudio este ato. Não vejo justificativa para isso. Porém, a minha reflexão partiu deste episódio específico.

A verdade é que depois desta lei "Maria da Penha", as mulheres viraram o "jogo". Elas (podem) fazem e acontecem e "ai" do homem (não podem) se reagir em qualquer circunstância. O exemplo disso está no vídeo Ele Comeu Você!, publicado no Youtube. Se o homem tivesse batido na mulher, o Brasil todo estaria repudiando o seu ato, xingando-o e até o ameançando. Mas como quem bateu foi a mulher, o povo simplesmente rir. (...)

Não há equilíbrio nesta balança. Antes os homens maltratavam e as mulheres precisavam de ajuda. Hoje, quem maltrata são as mulheres e os homens são os que precisam de ajuda. A lei "Maria da Penha" não veio trazer equilíbrio, acredito eu, mas pesar para o lado das mulheres. Mesmo se o homem reagir a uma agressão, ato de legítima defesa, ele está ferrado! O homem tem que apanhar calado, ouvir as provocações calado, aceitar a condição de ter de ser passivo e de não aumentar o tom da voz em momento algum. Se agir assim, as filhas o põe na cadeia, a sua mulhere, sua vizinha... até a empregada! Tem algo errado aqui. Se antes havia injustiça, hoje ela está presente da mesma forma. Só que hoje, quem promove a injustiça são as mesmas que clamaram por justiça há poucos anos atrás.

Não sou machista, não suporto homem valentão, mas hoje estamos entrando num sistema de relação feminista que deve perdurar por alguns anos. Isso é tão prejudicial quanto o machista que vigorava anos atrás. Quando teremos paz, homens e mulheres, sem que a lei pese para um dos lados? Será que iremos ver a balança tender ao lado masculino noavmente? Podemos esperar uma outra lei do tipo "Mario da penha"? Aguardem o próximo capítulo da novela "Política do meu Brasil".