domingo, julho 31, 2011

A esperança que morre e renasce cada vez mais forte

A esperança é uma coisa engraçada. Nos faz acreditar que até mesmo nas situações mais complicadas tudo se acerta. O que é normal para quem espera algo. Esses dias eu tive uma prova de que os deuses devem ter senso de humor. Uma forma de humor que não é dado aos homens conhecerem de tão requintado que é. O caso é bem longo, mas pelo menos uma parte eu compartilho com vocês.

O café ainda estava quente em meu copo quando eu tomei uma decisão: amar e ser amado. Tinha acabado de renascer para a vida e não tive dúvidas. Pensamentos pululavam em minha mente confusa, não doida. Pois, se eu tivesse a pretensão de me apresentar a vocês, diria apenas que sou um tipo raro de homem ingênuo. Daqueles que dificilmente vê maldade nas coisas. Tudo bem, podem achar que sou uma espécie de bobo aparentando ser esperto. Voltando, o cheiro de café me fez relaxar ao ponto de eu viajar por entre planos, cada um mais mirabolante que o outro. Só para ter uma ideia, achei que poderia conseguir prender o coração de uma mulher planejando um bom futuro para ela. Onde já se viu, SIC, ninguém em sã consciência faz isso nos dias de hoje. Para quem nunca pensou em constituir uma família, esta foi uma grande reviravolta da vida e na vida, minha vida. Cheguei ao ponto de dizer algumas palavras do tipo "antes de você havia um indivíduo morto, após conhecê-la, sinto-me vivendo". Mas pobre de mim... como havia desconfiado, palavras não valem nada sem ação, pelo menos neste momento. Por mais que essas palavras fossem verdadeiras. Neste caso, o que eu deveria ter feito era jogar tudo para o alto em busca de um futuro incerto. Conheço bem as probabilidades e sei que a chance de sucesso era pequena. Melhor seria não ter esse conhecimento. Alguém tinha de pensar no futuro e aguentar até mesmo a humilhante situação de não poder fazer o que gostaria - tudo em prol da esperança de um futuro melhor. Resolvi esperar mais um tempo antes de me lançar ao mundo. Fiz assim para ter a tal segurança de poder dar tudo aquilo que imaginei ser possível para ela. Mas já era tarde demais. No universo feminino não existem dias e nem tempo. O que existe são provas de que você está mesmo decidido a viver qualquer futuro que vier ao lado dela. Mesmo que tais provas resultem em um tremendo fracasso no fim da vida. Daí, o que antes era motivo de escárnio, por eu não ter agido sem pensar, neste suposto futuro seria motivo de exaltação. Um brinde à mente no lugar e por não ter cedido aos impulsos da juventude! (...) Realmente o homem veio de Vênus e as mulheres de Plutão, ou Marte, Júpter tanto faz. Ambos falam coisas diferentes. Querem a mesma coisa, mas buscam caminhos distintos para alcançar o mesmo objetivo. Por esse motivo disse que a esperança era uma coisa engraçada. Você não sabe o que vai acontecer e mesmo assim acredita. Acredita tanto que consegue se lançar ao encontro desta realidade, e vivê-la, ainda que ela não exista.

A bem da verdade, eu não soube mesmo me portar. Aqui está minha mea culpa. É o mesmo caso da criança que nunca comeu melado. Espero que todos conheçam essa estória. Não entendia que uma palavra, para a mulher, tinha uma grande importância. Neste caso, a ação não conta, o que realmente conta é o que foi dito. Por exemplo, no afã de manter as poucas amigas (Tá! Talvez não fossem tão amigas assim, embora para mim, pudessem vir a se tornarem 'tão amigas assim') usei o mesmo vocabulário que usava para a pessoa amada. Fiz algumas brincadeiras como se dissesse "temos uma intimidade, confie em mim", sem nenhuma intensão outra a não ser, acreditem, manter a amizade. Me defendia dizendo que palavras eram apenas palavras, da mesma forma que um sorriso era apenas um sorriso. Ambos, para mim, tinham a importância e significado daquele momento, não queria dizer que eu estivesse interessado nelas. Dizer à uma amiga que a amava, para mim não passava de uma demonstração de "querer bem". Mas para ela não. Dizer que amava uma amiga denotava traição. Nisso fui culpado e ainda sou. Hoje, em menor proporção, pois, minha decepção não permite mais que eu use alguns termos - coisa minha. Por mais que eu estime a amizade, certas palavras poderiam ser ditas apenas para a pessoa amada - relacionamento homem e mulher mesmo. Agora eu entendo essa grande falha que me fez ser um cara "sem caráter", SIC, ou um grandissíssimo filha da puta, como preferir. Obviamente que isso é apenas um detalhe. Mas como disse, a história é longa e eu serei objetivo.

Ainda, citei a esperança como algo engraçado, também, por ela ser um ideal mutável. As vezes não te dá nem o tempo necessário para você se preparar. Em um dia você está ali, aguardando uma situação e se sentindo o cara mais sortudo do mundo. No outro dia o seu desejo é frustrado e você se vê na realidade de ter de modificar toda uma expectativa. Além da péssima sensação de carregar toda culpa do mundo em suas costas. Trágico?! Seria se meus dias tivessem chegado ao fim logo após esse texto. Confesso que este caminho é o mais fácil, o caminho do fim oportuno. Mas aí sim eu estaria assumindo que sou incapaz. Doar-se ao amado é algo que exige das pessoas mais do que simplesmente falas ou choros - todo ator é capaz disso. Todos querem ser como Romeu Montecchio e viver um amor arrebatador com Julieta Capuleto. Mas ninguém quer morrer pelo amado, assim como fez Romeu. Todos querem apenas o lado bom do amor, mas não aceitam o pacote completo. Não aceitam que o sentimento está ali, imaculado, mas também estão as demais preocupações e medos. Todos continuam tendo seus problemas, suas dores e frustrações independentemente de sentimentos. Se você foge à regra, sinta-se afortunado, pois, encontrou algo que vai além daquilo que eu possa traduzir em tão simples palavras. Saiba, também, que sua história merecia constar em livros.

O lado bom desta situação é que ainda estou descobrindo qual é a minha esperança. O que eu devo aguardar? O que eu devo fazer para não deixar minha esperança se transformar em uma dança das cadeiras? Quando a música acabar, procure uma cadeira para sentar e se apegue à ela. Gostaria de saber quem teve êxito em se manter na primeira esperança ou será que todos tiveram que mudar algumas vezes ao longo da vida, assim como irei fazer. Óbvio que sou feliz, mas estou triste - a felicidade nunca dependeu de minha alegria ou tristeza. A ideia é saber se existe uma pessoa, pelo menos uma, que teve uma esperança e a viu concretizar, assim, logo de primeira. Teve o seu primeiro amor e o levou por toda vida... Uma boa vida! Acho que casos assim são raros. Na mesma proporção deste presente, a vida me deu  de brinde uma dor angustiante que me tirou da realidade por algum tempo (mas este é outro assunto). Mesmo assim, continuo vivendo. Hoje, vejo aquela esperança se turvar. Aquela do início, quando afirmei ser uma coisa engraçada. Ela ainda está lá, ficando cada dia mais parecida com um borrão, que vai se transformar em uma nova esperança, acredito nisso. Seja como for, tanto o medo quanto o desejo de que eu possa ter uma nova esperança são verdadeiros. Agora ainda mais, pois, vi que eu posso esperar dias melhores. Posso até ignorar qualquer esperança que vier como pretexto para não me ferir novamente... Mas sabe de uma coisa, eu até posso ser um crianção, um NERD que ainda vive com os pais, mas tenho coragem para encarar qualquer futuro que vier através de bases fortes, que ainda estou construindo. Estarei sempre buscando fixar meus olhos na esperança: a esperança de algo bom, maduro e renovador. Os meus "erros" de percurso serão minhas cicatrizes de batalha no qual sempre respeitarei.

Fernando Maximiano