sábado, outubro 14, 2006

Dúvidas... provém do malígno?

Quando um amigo meu foi indagado a respeito da questão da dúvida, isto é, se a dúvida provém do "malígno" ou se é normal... achei interessante a resposta que presenciei... dêem uma olhada:

"Tenho uma dúvida: A dúvida vem de Deus? Se não, por que eu a tenho, sendo que hoje eu sou de Deus? Se sim, por que dizem que é tentação do maligno? Não quero polemizar ou tirar vcs do foco da discussão (entende-se aqui por 'discussão' como sendo algo positivo), porém quero dizer que estamos inseridos na história, bem como Deus também está e a prova é a manifestação de Jesus Cristo no mundo e em nossas vidas. Creio ser a dúvida algo de bom! A dúvida traz conhecimento, traz crescimento, traz maturidade, porém esta deve ser positiva e aberta a novos conceitos. Os grandes pensadores e nomes que já existiram passaram por esse termo: Dúvida. Quem estudar a fundo os profetas perceberá que Amós teve problemas em sua época e, com certeza, se questionava se era certo comparar as mulheres israelitas com as 'vacas de Basã'. E Oséias? Este questionou o culto de sua época! Todavia vale lembrar: Suas críticas passaram por dois pontos que são:
(1) Esta dúvida está edificando a mim e ao meu próximo?;
(2) Onde está Deus neste negócio?
O fato de se questionar talvez seja medonho e até mesmo perigoso, mas um cristão que um dia se perguntou se Deus realmente existe e obteve a resposta 'sim', este nunca se desvia por quê?
1º- Não se fechou para um diálogo seja com quem for;
2º- não era dono da verdade;
3º- não era egoísta e sabia que era a mesma questão de muitos, logo ele se dispôs a obter a resposta para os demais;
4º- este demonstra para si e para os outros que é um ser limitado e que ter dúvidas é natural e não é necessariamente uma vontade maligna ou vontade de ser Deus." (Carlos CHAGAS)


Vejo que a liberdade que me foi dada por Jesus está sendo muito bem ultilizada... segundo Paulo, existe apenas dois tipos de pecados:
1º. A intenção na qual se faz alguma coisa;
2º. Se o que você faz escandaliza o seu próximo.
Ele é até mais claro quando diz que "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém fazer... não me deixarei 'escravizar' por nenhuma delas" ... acho que esta é a questão! O pecado é/deve ser tratado individualmente. Não vejo que a forma "fundamentalista" de ser, seja a melhor forma de tratar esta questão. Aonde a bíblia se cala, não deve ser feita uma norma e aplicá-la como sendo doutrina cristã. Lembrem-se:

**NORMA GERA LEGALISMO. PRINCÍPIO GERA RESPONSABILIDADE.**

Não vamos formular uma regra... vamos ensinar o princípio do evangelho... e deixar para Aquele que está relacionado segundo a ordem de Melquisedeque (sacerdote que não nasceu da lei! Hb 7:1-28. Arão foi sacerdote segundo a lei!), Jesus Cristo, convencer cada um do seu pecado! Se eu julgo viver em Cristo, como não poderei confiar em Sua voz?!?!
Não quero que esta minha reflexão se torne uma forma de escândalo para ninguem... não quero que esta pedra que lancei vire pedra de tropeço para ninguem, mas sim, que vire uma pedra para edificação!! Não vamos nos rebelar... vamos começar a influenciar as pessoas em nossa congregação de fé!! Deus nos chamou a Paz, sendo assim, exortemos-nos uns aos outros com amor e em amor!! Pois todos sabemos que não é por força e nem por violência!!

Divagação sobre o conhecimento...

Comentário que eu fiz em uma comunidade do Orkut... achei por bem que deveria coloca-lo aqui... aproveitem!

Ahhhh! Como a ignorância é boa, agradável e tão aconchegante!! Por um momento posso voltar as aulas dominicais na qual eu frequentava na minha infância. Era uma mescla de prazer com um toque de mulequisse!! Ahhhh! Como era bom ouvir as minhas professoras recitando para a classe coisas do tipo: "O Senhor é bom e a Sua misericórdia dura para sempre!" ... ainda mais terno era: ".Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanece para sempre!!" ... (...) Sem dúvidas! Sem questionamentos! Sem a noção do que era mundo! Sem sequer conhecer o bairro vizinho ao meu! (...) Isso era bom! Era como o "pequeno príncipe" em seu planetinha chamado B612!!!(...) Entendia perfeitamente que as coisas simplesmente eram da forma eram, porque um Deus PODEROSO havia criado tudo!! Era de uma forma deísta (Deus cria tudo, mas não interfere!) que eu tinha a minha perspectiva de vida!! O tempo foi passando... houve mudanças em meu corpo... mudanças na vizinhança...! Meu pai estava ficando careca!?!?! Opaaa!! Não seria ele o super-homem?!?! Como não?!! O super-homem não fica careca!! Como pode ser?!? (...) O tempo foi se passando... e junto com ele, foi-se tambem a minha fé cega!!! A incrível e doce ignorância não mais me cativava como antes! Me entreguei aos deleites e aos doces prazeres que a vida poderia me oferecer em busca de algo que verdadeiramente pudesse fazer sentido para mim!! E ainda sim, continuei sem obter sentindo algum para minha existência... Cheguei ao seio da igreja na esperança de enfim, encontrar explicações!! Mas, por derradeiro , "Não poderia um simples arrepio ser o meu JESUS!!" dizia eu... O que me constrangia era a forma em que o evangelho era pregado! O Deus que antes era visto como um Deus que operava grandemente, agora havia se resumido em um simples arrepio?!?! Aonde que tudo ia chegar? Jesus estaria morrendo? Será que estaríamos nós matando o nosso Deus?
Li certa vez de um certo filósofo que, "nós só seríamos verdadeiramente livres quando matarmos o nosso deus!" ... de certo que isso me remeteu a estado de reflexão sobremaneira incomum! Vejo agora que esta realidade não se encontra muito longe de nós... mas ao invés de matarmos Deus, somos nós que estamos morrendo!! Morrendo por falta de entendimento no mínimo satisfatório!! Como teólogo que sou, poderia aqui citar para você inúmeras passagens bíblicas que poderiam reforçar o que estou a pensar! Entenda que a verdade é uma só! Mas as formas de se interpretar esta verdade, são inúúúúúúmeras! Não cometa a displicência de pegar um texto isolado para justificar o que se fala!! Sabe, vou apresentar o nosso Jesus de uma outra perspectiva... Jesus disse: "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas a espada (guerra!). Pois eu vim para fazer que o homem fique contra o seu pai, a filha contra a sua mãe, a nora contra sua sogra..." Desta perspectiva, Jesus estava sendo totalmente cruel e mal! Estava agindo diferentemente daquele Jesus doce, meigo, amável etc. que outrora conhecemos! (...) Não pensem que eu sou tão vidrado nos ensinos de homens que não possa questionar algo que estou lendo... Afinal, a bíblia foi escrita por homens que viveram em diferentes épocas e que eram instruídos de uma maneira diferentemente uns dos outros! A bíblia não foi escrita da maneira "Chico Xavier" não! A bíblia não foi psicografada não! Homens usaram de sua interpretação para escrever a bíblia! E sendo assim, tem o "porque", "quando", "onde" e "para quem" esta pessoa estava escrevendo a bíblia! Depois de escrito (a bíblia), Deus viu que era suficientemente capaz de ensinar atraves do conteúdo histórico e de ensino canônio, da maneira que a bíblia se encontrava! Por isso é que chamamos de "A Palavra de Deus"... porque Deus aceitou como sendo suficiente para sua revelação!
Mas ainda sim, existe outra forma de se conhecer Deus em sua revelação!! Da forma dita "Geral", isto é, através da natureza! Podemos "conhecer" o Criador se conhecermos a sua criação! Peço que não me tenham como sendo alguem que desconhece o sobrenatural... com certeza, eu sei o que é a graça de Jesus, o consolo e a paz do Esp. Santo e o amor incondicional que provém de Deus! Espero tambem que não venham a levantar dúvidas quanto a inerrância e a infalibilidade das escrituras, pois entendo sim que toda a bíblia teve a luz do E. Santo. (...) Se os Pais Apostólicos (1º geração de Teólogos depois dos apóstolos) não tivessem levantado dúvidas a respeito de alguns dizeres da bíblia, não haveria o entendimento que hoje se apresenta! Dê uma olhada lá em Mateus 10:34 (passagem que eu postei acima quando citeu que "disse Jesus: 'Não pensem que vim trazer a paz...'") ... Poderia se fazer uma doutrina em cima desta passagem isolada! Mas graças a estes Teólogos, com a Luz do Esp. Santo, é que hoje entendemos que Jesus estava falando a respeito das oposições, divisões e perseguições que os cristãos teriam ao "carregar a sua cruz". Se o seu conhecimento está embasado apenas em versículos, mais comumente versículos avivalísticos, vejo que você está como jó! (...) Que baseava o que estava acontecendo com a sua vida em relatos (versículos) ditos... Quando ele mesmo disse ao término de sua agonia e no começo do seu verdadeiro entendimento que "antes te(Deus) conhecia só de ouvir falar, agora os meus olhos te vêem! (Jó 42:5)" (...) O que Paulo (homem de Tarso) disse na carta aos Romanos era inerente a uma situação que estava acontecendo por lá!! Seria mais ou menos assim...
Paulo enquanto viajava ou estava preso, ficava sabendo de alguma situação ou de alguma pessoa (seja bom ou ruim)... logo após, ele escrevia a carta e mandava para aquele lugar com intenção de resolver ou enaltecer aquela situação ou pessoa específica. Algumas cartas, ele pediu para que pudesse circular entre as igrejas cristãs da época como uma forma de ensinar o princípio da fé, esperança e do amor!! E sendo que dentre todas estas coisas, o amor é maior, pois nos remete ao nosso presente... O que a bíblia nos ensina é o princípio! Ela não é exaustiva (sistemática/explicado 'tin-tin por tin-tin') e como tal, não deve ser aplicada da forma errada! Mais uma vez insisto que não me interprete como quem se apostatou de sua fé. De maneira nenhuma poderia esquecer (fé) o que Deus/Jesus/Esp. Santo fez por mim... para que eu aplique em minha vida diária comigo e com os meus irmãos (amor), certo de que "...Aquele que começou a boa obra, há de terminá-la." (esperança).
Deixe-me divagar em cima de um assunto que comumente vem a tona... O que é ser ESPIRITUAL? Não posso pegar nenhum exemplo de "espiritualidade" aqui na terra!! Nem dos que pensam ser "anjinhus", nem dos que julgam ser "entendidos"... Adão antes do pecado vivia no Éden, até então, era a imagem e semelhança de Deus!! Possuía uma esposa (família), cuidava dos animais e das plantas (Profissão=Zoo-botânico) e ao LONGO do dia, Deus passeava no jardim para visita-lo (momento devocional!)... Veja bem, Deus criou o ser HUMANO... que tinha profissão, família e comunhão com Deus!! Este é o modelo de espiritualidade que Deus nos deixou!! Ser espiritual é fazer tudo aquilo que Deus nos "deu" para fazer!! Veio depois disso (por causa da dureza do coração do HOMEM) as leiss... na época da chamada 1º aliança... Veio Jesus e após ter cumprido toda a lei, disse que não mais viveremos sob o julgo da lei (Paulo diz que a lei só serviu para nos mostrar que realmente não prestamos!!!) (heheheh)... Ser espiritual é não ser "exagerado" com as coisas que temos que fazer!! É fazer bem tudo o que nos dispomos a fazer!! Mas sem exagero... Deus no Éden não ficava na barra da calça (Sei que ele não usava calça!! Somente uma expressão! heheheh) de Adão todo o momento!! Adão não viviaaa somente para o seu trabalho.... e adão não viviaa somente para sua familia! Ele fazia tudo aquilo que Deus deixou para que ele fizesse!! (...)

**Se a 2º aliança veio para substituir a 1º que estava "velha e falida", porque temos que remeter esta 2º aliança ao julgo da 1º?? Isto é, Vivemos na graça... mas temos que seguir uma(s) lei(s)?? Hummm... tomem cuidado para não fazerem o papel de Fariseus hein!! Eles ficavam na observância das leis fazendo "apologia" a elas mas sem conseguir segui-lass!!**

Certa vez, fui indagado a respeito destes dogmas que estão presentes em nossa igreja hoje em dia... Passei por um momento de reflexão... estudei, li, ouvi, tomei café (hehehe), li, escrevi... e cheguei a seguinte conclusão: uma sociedade na qual possui um nível tecnológico bastante avançado... um nível intelectual bastante avançado... Tudo está evoluíndo.... mas a PREGAÇÃO é a mesma que era pregada na idade média!!! Um cristianismo barato com um misticismo carregado pelo sincretismo religioso que em nosso país é tão presente!! Esta mesma forma de pregar o "amor de Cristo" de uma maneira egoísta (Deus é evangélico! Somente!)... a mesma forma de se apresentar (os PREGADORES) acima do bem e do mal!! Não temos um PAPA, mas temos O PASTOR que nuncaaa erra!!! Que tudo o que ele ensina é verdade!! Inclusive quando nos manda cumprir a lei do Dízimo dando o dinheiro, mas não liga para as outras formas de dízimos!! Só porque esta forma de dizimar é que traz o dinheiro!! Tudo bem... eu dou sim!! Mas eu dou de acordo com a 2º aliança... a 1º nos manda dar 10%, a 2º nos ensina a dar tudo o que temos!! Jesus não quer parte nenhuma, mas o quer por inteiro!! A Bíblia é para ser usada para ensinar o princípio... não é para ser ensinada como lei!! A bíblia é sim inspirada por Deus!! Nos mostra vários exemplos magníficos... mas não são os únicos não!! A bíblia é jóia do jeito em que está para "conhecer-mos" sobre Deus... mas ela não explica exaustivamente tudo o que existe não!! Por isso que ela somente contem os princípios básicos!! Quem convence o homem do pecado é...?!?!? todos sabem de cor né!! hehehehe...